Início > Programação, Ruby > Presente de Natal ou Loucura Total?

Presente de Natal ou Loucura Total?

Presente de NatalCaramba!!! Não sei como caracterizar essa notícia: O Rails e o Merb estão se unindo!!! Depois de muita confusão, vem a união. O Rails 3 será Rails + Merb!!! Teremos a simplicidade e popularidade do Rails integrada à flexibilidade, estabilidade e performance do Merb. Ao invés de fragmentar esforços e usuários, as equipes se unem e um Rails ainda mais poderoso desponta. Antes disso, teremos o Rails 2.3 que está previsto para janeiro de 2009. E, finalmente, o Rails 3.

railsPara mim e para muitos, isso parece loucura, pois o Merb surgiu justamente devido a divergências em relação a vários aspectos do Rails. Mas com o crescimento do Merb e algumas constatações práticas de suas virtudes, as equipes resolvem aliar esforços para fazer um poderosíssimo framework. Um Rails mais forte do que nunca!!!

Para quem quiser os recursos atuais do Rails somado à excelente perfomance e estabilidade do Merb, não haverá problema. Será o padrão. Mas se quiser algo diferente ou mesmo um Rails super enxuto (Rails Core) também poderá dispor.

merbO pessoal do Merb tem entre outras, a importantíssima missão de melhorar a performance do Rails e também de evitar o problema de quebra de plug-ins devido a atualizações do Rails para novas versões. Essas já são características do Merb que os usuários do Rails já admiram há algum tempo. A questão da estabilidade no funcionamento de plug-ins mesmo após atualizações do Rails vai ser tratada através de uma API voltada para extensões.

Assim espero que essa junção de esforços seja um verdadeiro presente de Natal para as comunidades do Rails e do Merb, exatamente como anunciam as palavras do David Hansson: “It’s christmas, baby, and do we have a present for you.” (“É Natal e nós realmente temos um presente para você”)

Algo parecido ocorreu no mundo Java quando os frameworks web concorrentes Struts e Webwork resolveram aparar as diferenças e se aliar para a construção do Struts 2. Foi uma decisão acertada e espero que o mesmo aconteça em relação ao Rails 3.

E para quem quiser mais detalhes é só acessar os seguintes links:

O Fábio Akita ficou tão surpreso com a novidade que disse o seguinte: “Sinceramente, era algo que eu não esperava tão cedo. Quer dizer, alguma coisa ia acontecer, mas não imaginei que fosse isso e nem que fosse tão cedo.” E termina revelando que ainda está meio  “pé atrás” com a notícia quando diz: “(…) vou segurar minhas fichas até ver como as equipes do Rails Core, do Merb Core e da Engine Yard vão se comportar de agora em diante.”

  1. 25/12/2008 às 16:14

    Realmente, agora o Rails, com as características do Merb, se tornou o framework mais maduro pra construção de aplicativos ágeis. Não só pelo próprio framework mas também por tudo que permeia seu mundo, como excelentes ferramentas pra bdd, tdd, deployment, pra tudo o que o programador precisa pra construir um projeto eficiente

  2. 26/12/2008 às 10:05

    Massa ! não conheço o merb mas pelo que andam falando por aí parece ser bom.

    Gostei do blog, ficou legal !

  3. sohdubom
    15/02/2009 às 09:39

    Bom, como todos temos o direito de expressar opinioes, nao gosto da ideia do merge … estou a cerca de 6 meses testando alguns ruby frwrks e testei: rails, ramaze e sinatra. E digo q fui muito alem de um simples ‘hello world’ com todos eles, soh deixei de testar o merb por causa do merge … minha escolha? SINATRA … e nao iria gostar de ver o sinatra ‘absorvido pelo rails … nao curto a ideia de monpolio … o rails tem muitas coisas boas e ‘deveria’ resolver seus problemas por si soh … em fim o merge com o merb sera bom pro rails … o merb sera esquecido, alias muita gente nem conhece e nem conhecera merb alguns anos depois do merge … and by the way: sinatra’s simplicity just rocks!

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: