Início > Java, Programação, Scala > Scala: uma poderosa e elegante linguagem sobre a JVM

Scala: uma poderosa e elegante linguagem sobre a JVM

Fiquei impressionado com a performance e com os recursos oferecidos pela linguagem Scala. Ela funciona sobre a JVM, é estática e tem excelente integração com a linguagem Java. É possível ter uma idéia de sua performance a partir dessa comparação informal que fiz com outras linguagens de programação. Inclusive já existem alguns frameworks Web escritos em Scala: Lift, Scalatra e Pink.
No blog da Caelum extraí esses interessantes trechos sobre Scala:


(…)
Scala é uma linguagem de programação moderna – sua primeira versão é de 2003 – e procura vencer as batalhas da concorrência num campo familiar: a JVM. Comprometida com o pragmatismo, Scala não é uma linguagem funcional pura, mas híbrida, procurando unir o que há de mais avançando em orientação a objetos com conceitos funcionais. Foi criada pelo professor Martin Odersky, que tem a distinção de ser o autor do compilador de Java do JDK, e vem sendo desenvolvida pela sua equipe na universidade suíça EPFL.

(…)
Código Scala compila para bytecodes java normais, e é trivial invocar código Java de Scala e vice-versa. Tamanha integração com o ambiente Java levou o criador de Groovy, James Strachan, a especular que Scala é o melhor candidato a substituir Java no longo prazo. Não contente com esta polêmica, Strachan ainda afirma que se conhecesse Scala na época, não teria enxergado a necessidade da criação do Groovy. O próprio James Gosling afirmou que escolheria por Scala se tivesse de optar por outra linguagem.

(…)
Para quem quiser saber mais sobre Scala, o tour da linguagem é um bom recurso para matar a curiosidade. Mas é claro que o melhor meio de conhecer uma linguagem é meter a mão na massa, e para isso recomendo o tutorial First Steps to Scala, de autoria do próprio Martin Odersky colaborando com Bill Venners e Lex Spoon. Esse tutorial foi extraído de trechos do livro Programming in Scala, dos mesmos autores.

(…)
Fonte: http://blog.caelum.com.br/scala-sua-proxima-linguagem/

Para finalizar, Charles Nutter (criador do JRuby) afirma que nenhuma outra linguagem na JVM parece tão capaz de ser um “substituto para Java” como Scala.

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: