Sobre mim

regis4

Meu nome é Regis Pires Magalhães. Aqui algumas reflexões, idéias e pensamentos que têm influenciado minha vida.

Primeiramente se você estiver curioso para entender algo sobre o título desse blog, clique aqui.

Amo estudar, aprender e compartilhar tudo que aprendo.  Creio que a finalidade essencial da vida é aprender e amar.

Gosto de muita alegria e de estar com a família e com os amigos. Estou espírita, educador e analista de sistemas na presente reencarnação.

Áreas de interesse: Filosofia, Educação, Pedagogia, Informática, Computação, Escotismo, Espiritismo, Pedagogia Espírita, Vídeo.

Quando criança pude participar do Grupo Escoteiro Anfrísio Lobão (atual Grupo Escoteiro Padre Homero) em Teresina, onde pude, juntamente com meu irmão Mario, de forma muito agradável e descontraída vivenciar a importância de valores como respeito, tolerância, companheirismo e cooperação. O excelente projeto educativo do movimento escoteiro pode ser visto aqui. Vale a pena lê-lo completamente.

Admiro bastante e tenho estudado as concepções democráticas e libertárias de educação. Dentre elas, simpatizo bastante com as idéias da Pedagogia Espírita que, ao contrário do que muitos pensam, não tem nada de sectária. Não pretende converter ninguém ao Espiritismo, mas sim, servir de base para tornar o homem melhor, mais solidário, independente de qual seja sua religião. Algumas palavras-chaves que sintetizam a essência da Pedagogia Espírita: Liberdade, Ação e Amor. E sobre experiência educacional de referência que muito tem me impressionado e influenciado, cito a Escola da Ponte de Portugal.

Adoro programar usando as linguagens de programação RubyJava (Desktop e WEB).

Sou defensor do Software Livre, como Linux, OpenOffice, Firefox, Java, Ruby, Python, PHP, Apache, MySQL, PostgreSQL, etc. Desenvolvo juntamente com alguns amigos um software livre chamado JGenesis que em poucas palavras é uma ferramenta para obter alta produtividade no desenvolvimento de aplicações Java com Bancos de Dados.

Costumo dizer que fui produzido em Fortaleza-CE (Made in Ceará) no ano de 1972 e nascido em Teresina-PI (Born in Piauí) no ano de 1973 pelos meus pais Flávio e Linda. Não faz tanto tempo assim, não é mesmo? Em 1975 e 1978 nasceram respectivamente meus irmãos Mario e Emanuelle (Manu), portanto sou o mais velho. De 1990 a 1995, morei, estudei e trabalhei em Fortaleza (Colégio Batista Santos Dumont, UECE, Módulo Informática e Visual Graphics). Nesse período também participei ativamente do GEPE (Grupo Espírita Paulo e Estêvão) e da FEEC (Federação Espírita do Estado do Ceará). De 1996 a 2002 trabalhei e aprendi bastante sobre eventos, som e vídeo na Visual Produções. Paralelamente também pude ajudar na área técnica da loja de informática Infonews, que já há algum tempo se transformou na loja de brinquedos Dinolândia. De 2002 a janeiro de 2007 trabalhei, aprendi bastante e pude fazer excelentes amizades na Credi-Shop (Administradora de Cartões de Crédito). Em 2006, fui professor da faculdade CET.  Em 2007, ministrei uma disciplina na pós-graduação de Sistemas de Informação para WEB do Centro de Ensino Unificado de Teresina (CEUT). E desde 2007  resido em Parnaíba (PI), onde trabalho e me divirto como professor do IFPI (Instituto Federal do Piauí) na área de Informática.

Também adoro filmar e editar eventos culturais para que mais pessoas tenham acesso. Fui editor de vídeo na Visual Produções por alguns anos (1996-2002), onde pude aprender com excelentes amigos um pouco da arte maravilhosa de produzir vídeos. Também pude realizar vários trabalhos com computação gráfica 2D e 3D na Visual Produções em Fortaleza e depois em Teresina. Em Fortaleza, também tive a grata satisfação de estudar na UECE – Universidade Estadual do Ceará (1991-1995) e trabalhar na Módulo Informática (1993-1995), onde conheci grandes amigos.

Amo estudar e filosofar com a Evelane e com meus grandes amigos e irmãos. Amo brincar com as crianças, especialmente o Renato Stanz (Stanislav Sgrovinsk) e a Luana Stanz (Luanésia Stanisléia Stanz Macabéia), e obter delas muitos sorrisos.

Sobre alimentação, não bebo, não fumo, evito carne vermelha e tenho como principal alimento do meu cardápio a banana. (Que delícia!)

E quem quiser saber o que ando fazendo no meio acadêmico, é só dar uma olhada no meu Currículo Lattes.

  1. 23/05/2009 às 14:23

    Professor vc é o cara!!!

  2. 21/12/2009 às 11:01

    Olá amigo tudo bem ? Você teria interesse em uma troca de links ?

    Obrigado!

    Att,
    Leandro

  3. 16/01/2010 às 12:08

    Oi Régis, sou o Filipe do PSL-PI. Lembra de mim?

    Rapaz, estamos para lançar o Planeta Projeto Software Livre – Piauí, que tenta ser um agregador de blogs das pessoas e grupos que fazen a comunidade de software livre aqui do estado. Já temos alguns blogs agregados, mas gostaríamos de agregar o seu também. Dá uma olhada: http://planeta.psl-pi.org/

    Com essa iniciativa, procuramos tornar a comunidade mais acessível a todos e nos proporcionar uma maior interação, dinamização. Quem sabe assim aparecem até mais desenvolvedores para contribuir com o JGenesis ou EasyRails, não?

    Grande abraço!

  4. Germano junior
    04/08/2010 às 17:01

    Primo gostaria de falar com vc e o endereço de e-mail que estou enviando para vc está voltando.
    Mande um e-mail para que eu possa guardar o seu.

  5. Altamiro Vilhena
    14/06/2011 às 11:53

    Prezado Regis,
    Como busquei o seu e-mail e não encontrei, escrevo aqui o agradecimento pela divulgação do MutCom Escoteiro.
    Eu já fiz um comentário no post do evento, mas gostaria de agradecer pessoalmente pelo fato de ser o Coordenador Nacional da Atividade. Sempre é bom vermos quando o escotismo e as atividades que tentamos fazer para incentivar o servir em nossos jovens são divulgadas.
    Muito obrigado.
    Grande abraço,
    Sempre Alerta!
    Altamiro Vilhena
    Coordenador Nacional XIII Mutcom

  6. Agnaldo Jardel Trennepohl
    21/05/2013 às 19:52

    Professor, poderia me enviar uma explicação de como funciona o código em Java de seu site : https://regispires.wordpress.com/2010/11/10/encriptacao-decriptacao-simples-em-java/

    • regispires
      22/05/2013 às 02:10

      Agnaldo,
      A seguir uma explicação resumida:
      O algoritmo AES gera uma mensagem encriptada a partir de uma mensagem original e de uma chave de 128 bits.
      O algoritmo AES em seu modo de decriptação (DEAES) gera a mensagem original a partir da mensagem encriptada e da chave usada na encriptação de tal mensagem.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: